Classificação das substâncias químicas

Substâncias Tóxicas

    Substâncias tóxicas são elementos químicos livres, que podem ser encontrados naturalmente na natureza, como fabricados pelo ser humano. Existem aproximadamente 12 milhões, sendo que 3 mil causam a maioria dos acidentes. Atualmente, mais de 87.000 substâncias tóxicas são produzidas pelo homem e, potencialmente, podem atingir os ecossistemas e organismos aquáticos, com impactos para a saúde humana, diretamente ou pelo consumo de água, peixes, animais contaminados. As substâncias tóxicas tem a capacidade de permanecer por muito tempo retidas nos ecossistemas.

    As substâncias tóxicas estão presentes no cotidiano das pessoas, principalmente em produtos de bens de consumo como: esmalte, acetona, gasolina, batom, inseticidas, desinfetante, tintas, vernizes, solventes, colas, álcool, alvejantes, fertilizante, gás de cozinha, alisante e tintura de cabelo, querosene, cigarro, soda cáustica.

   As mulheres estão mais suscetíveis à infecções causadas por substâncias tóxicas, por utilizarem mais produtos que as contém segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a qual usa parâmetros sobre dados toxicológicos nos ingredientes. O Brasil é o terceiro colocado em relação aos maiores consumidores de cosméticos segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

    Nos Estados unidos foram testados 20 batons e o resultado foi surpreendente, todos os batons possuíam chumbo. Esta pesquisa foi realizada em 2009, pela FDA (U.S. Food and Drug Administration).  O resultado mostrou o perigo deste cosmético; se uma mulher grávida usar constantemente um desses batons, o chumbo pode afetar o bebê, e este elemento pode causar distúrbio na aprendizagem, no comportamento desta criança.

    Outro produto tóxico muito utilizado pelas mulheres é a escova progressiva, ela contém formol que é uma substância tóxica a qual agride o fio de cabelo, faz mal à saúde e se usado em grande quantidade pode causar câncer, e, nos profissionais que manipulam pode causar problemas nas vias nasais, queimaduras, irritação nos olhos. A ANVISA proíbe progressivas que possuam acima de 0,2 % de formol. O formol também pode causar problemas nas vias nasais e queimaduras.

    O armazenamento inadequado das toxinas e a sua utilização incorreta pode causar intoxicação por esse produto. Prestar atenção na embalagem é necessário, olhar se o cosmético tem registro no Ministério da Saúde e deixar longe de crianças são atitudes essenciais para evitar um incidente. Dados de uma instituição norte-americana Food and Drug Administration (FDA) mostram que 70% das intoxicações acontecem com crianças; no caso do Brasil crianças de até 5 anos são as principais vítimas de intoxicação, em media de 26 mil  sofrem de envenenamento, sendo que a maioria desses acidentes ocorrem dentro de casa.

     Devido aos avanços tecnológicos, é inevitável a presença de substâncias tóxicas no nosso cotidiano, até elementos como o zinco, o magnésio, o cobalto, e o ferro, que fazem bem a saúde em pequenas quantidades, em grandes quantidades se tornam tóxicas.

        Onde os produtos tóxicos causam prejuízos

    Os fertilizantes, pesticidas, metais, óleos e derivados são os principais elementos tóxicos que afetam as águas. Os vazamentos de gasolina, a utilização incorreta de óleos, são incidentes que exemplificam esse tipo de contaminação. Já os agrotóxicos são produtos utilizados no campo com a função de controlar pragas que possam afetar a produção agrícola, sendo esses grandes contribuidores para a poluição das terras.

    Tabela que contem algumas substâncias orgânicas que afetam os recursos hídricos:

                               
















    Tabela de agrotóxicos mais perigosos:

                              


















Vídeo sobre substâncias tóxicas:


2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Faltou falar sobre um dos piores que é o MERCÚRIO!!!

Leave a Reply